Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/383
Title: Abordagem da fisioterapia na prevenção de incontinência urinária no período gestacional: revisão sistemática.
Authors: Rodrigues Junior, Jaime (Orientador)
Vieira, Alcyanne Samira Santos
Dias, Maria Lidiana Gomes
Keywords: Fisioterapia
Período gestacional
Incontinência - urinária
Issue Date: 14-Oct-2020
Citation: VIEIRA, Alcyanne Samira Santos; DIAS, Maria Lidiana Gomes. Abordagem da fisioterapia na prevenção de incontinência urinária no período gestacional: revisão sistemática. Orientador: Jaime Rodrigues Junior. 2019. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Fisioterapia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: A prevalência da IU em mulheres grávidas é variável, de 0,7 a 35%, podendo afetar até 50% das mulheres em alguma fase das suas vidas. O presente estudo teve como objetivo verificar a importância dos métodos de tratamentos fisioterapêuticos para as gestantes com incontinência urinária. Foram realizadas buscas de artigos científicos por meio de bases de dados PEDro, BVS, SciELO, PubMed. Os resultados mais expressivos foram que há diferentes métodos fisioterapêuticos para o tratamento da incontinência urinária em mulheres grávidas, porém os que utilizam fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico foi o mais utilizado e que teve mais resultados positivos. Conclui-se que a fisioterapia aplicada à gestação, fortalece a musculatura do assoalho pélvico, que desempenha uma importante atuação contra a incontinência urinária.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Fisioterapia, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/383
Appears in Collections:Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria_Dias_0003326_ Alcyanne_Vieira_0002811.pdf563.54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.