Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/425
Título: A efetivação do direito à educação básica à luz da Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Autor(es): Coelho, Sérgio Murillo Miranda (Orientador)
Mendonça, Creonice Oliveira Trindade de
Palavras-chave: Constituição Federal de 1988
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)
Direito fundamental
Data do documento: 15-Dez-2020
Citação: MENDONÇA, Creonice Oliveira Trindade de. A efetivação do direito à educação básica à luz da Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Orientador:érgio Murillo Miranda Coelho. 2020. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Resumo: O direito à educação possui um processo histórico vasto na busca de sua efetivação. O grande marco dessa proteção é a nossa Constituição cidadã de 1988, que é o texto legal promulgado no país que mais especifica as garantias do direito à educação. Logo, para a reafirmação dessas garantias, surge a norma infraconstitucional denominada como Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996, também conhecida como LDB. O presente estudo foi desenvolvido com o intuito de discorrer sobre a efetividade da Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 no tema direito à educação básica. Cabe ressaltar que a educação básica é o alicerce composto pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Dessa maneira, verificou-se que a Constituinte de 1988 é o marco na proteção do direito à educação, passando a ser vista sob uma perspectiva política e de interesse público, estabelecendo à educação como um direito social e com a proteção ao ensino básico. Sob essa concepção a educação, como direito fundamental, adquiriu status constitucional e a escola passou a ser vista como um espaço protetivo de direitos. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) preserva esse direito assegurado pela Constituinte de 1988 com algumas contribuições para ajudar no entendimento da lei. A partir do desenvolvimento do estudo foi possível verificar que existe a efetividade das legislações supracitadas, mas permeada de falhas e vácuos que dão margem à crescente omissão por parte do Estado no que diz respeito ao direito à educação. Assim, tornou-se evidente a necessidade de que o Estado promova ações a fim de assegurar ao cidadão o acesso a esse direito fundamental, por meio de uma ação responsável e compromissada.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/425
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Creonice Oliveira Trindade de Mendonça_0001443.pdf456.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.