Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/543
Título: Avaliação do desempenho da atenção secundária em saúde bucal: uma revisão integrativa.
Autor(es): Santos, Rai Matheus Carvalho (Orientador)
Fernandes, Paulo Vítor de Jesus
Palavras-chave: Saúde - serviço
Saúde - atenção secundária
Odontologia - especialidade
Data do documento: 17-Mar-2021
Citação: FERNANDES, Paulo Vítor de Jesus. Avaliação do desempenho da atenção secundária em saúde bucal: uma revisão integrativa. Orientador: Rai Matheus Carvalho Santos. 2020. 14f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar a Política Nacional de Saúde Bucal na atenção de média complexidade, considerando o desempenho dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) segundo os resultados de estudos disponíveis na literatura. Trata-se de uma revisão integrativa realizada a partir das bases de dados Lilacs, Scielo e Biblioteca Brasileira de Odontologia (BBO). Foram incluídos os estudos que coletaram os dados secundários da produção registrados pelo Sistema de Informação Ambulatorial (SIA/SUS). Os estudos foram selecionados pelo título e resumo, sendo, posteriormente, avaliados na íntegra para a coleta e análise dos dados por meio do cálculo de frequência simples. Foram selecionados oito estudos descritivos, que no total avaliaram 1.617 CEOs, sendo a maioria da região sudeste (41,39%). Os CEO com desempenho bom/ótimo correspondem a 35,42% e regular/ruim/péssimo a 64,58%. Os CEOs que apresentaram o melhor desempenho (ótimo/bom) foram os da região centro-oeste (44,94%) e os com os piores desempenhos (regular/ruim/péssimo) da região nordeste (74,05%). Quanto ao cumprimento das especialidades odontológicas, observou-se que 73,15% dos CEOs cumpriram a meta da atenção básica, 53,61% a de periodontia, 34,32% a de endodontia e 30,24% a de cirurgia oral menor. Concluiu-se que a classificação da maioria dos CEOs como regular ou ruim e o baixo cumprimento das metas para as especialidades revelam o desempenho insatisfatório dos serviços e a necessidade de reorganização das práticas para ampliar a resolutividade das ações.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/543
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Paulo Vitor de Jesus Fernandes_0004555_parcial.pdf298.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.