Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/593
Título: Aspectos clínicos, patológicos e terapêuticos da papilomatose bovina: revisão bibliográfica.
Autor(es): Fátima, Cleyber José da Trindade (Orientador)
Cassimiro, Kassia Luiza Cherem
Palavras-chave: Papilomatose
Prejuízo - econômico
Auto-hemoterapia
Data do documento: 23-Mar-2021
Citação: CASSIMIRO, Kassia Luiza Cherem. Aspectos clínicos, patológicos e terapêuticos da papilomatose bovina: revisão bibliográfica. Orientador: Cleyber José da Trindade de Fátima. 2020. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Resumo: A Papilomatose bovina é uma doença causada pelo Papilomavírus da família papillomaviridae. Doença de característica crônica e infecto-contagiosa que acomete os bovinos e várias outras espécies de animais. Essa doença é mundialmente distribuída no rebanho, desencadeando prejuízos econômicos. Essa enfermidade é caracterizada por apresentar tumores benignos, conhecido popularmente como verrugas. A presente revisão bibliográfica teve como objetivo apresentar os dados clínicos e epidemiológicos da Papilomatose bovina, procurando esclarecer melhor os seus tipos de tratamento. Essa doença pode acomete qualquer idade ou raça, onde se manifesta quando o animal apresenta uma diminuição de seu sistema imunológico, que geralmente está associado ao estresse ou más condições ambientais. Os papilomas se apresentam de maneira multifocal e podem ser de morfologia plana, pedunculados e grão de arroz. A sua disseminação ocorre por contato direto ou por fômites e também por vetores. O diagnóstico é baseado em dados clínicos, epidemiológicos, histopatológicos ou pelo exame de PCR, sendo o último o que possui maior sensibilidade e especificidade. O seu tratamento ainda não foi bem definido, sendo a auto-hemoterapia e a vacina autógena as que mais se destacam por apresentarem melhores resultados. As medidas preventivas se tornam a melhor forma de manter a sanidade do rebanho, uma vez que a probabilidade de erradicação dessa enfermidade no plantel seja baixa.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/593
Aparece nas coleções:Medicina Veterinária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Kassia Luiza Cherem Cassimiro_0004076_parcial.pdf165.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.