Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/609
Título: Mixoma periesplênico em cão: relato de caso.
Autor(es): Mustafa, Vanessa da Silva (Orientador)
Castro, Calebe Alves de
Palavras-chave: Oncologia
Neoplasia - esplênica
Abdominal
Data do documento: 24-Mar-2021
Citação: CASTRO, Calebe Alves de. Mixoma periesplênico em cão: relato de caso. Orientador: Vanessa da Silva Mustafa. 2020. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Resumo: O mixoma é uma neoplasia benigna infiltrativa que pode se instalar em diversos órgãos, no entanto o aparecimento de mixoma esplênico é raramente visto em literatura. Essa neoplasia causa sinais clínicos inespecíficos geralmente associado ao local de comprometimento, podendo formar grandes massas antes da detecção clínica dos sinais. A confirmação do diagnóstico é feita através do exame histopatológico e a exérese cirúrgica com margem ampla é o tratamento indicado. Um cão SRD, 8 anos de idade, apresentando sinais clínicos inespecíficos, foi submetido a atendimento clinico geral, onde foi possível determinar a presença de uma grande massa abdominal pesando aproximadamente 6kg. Foi realizada a esplenectomia total e o material foi encaminhado para exame histopatológico onde foi confirmado o diagnóstico de mixoma. O animal não apresentou recidivas ou complicações após o tratamento. O mixoma é frequentemente observado no coração e em outros locais como a cavidade oral, essa é a primeira descrição dessa neoplasia em baço de cão. Por desenvolverem grandes massas tumorais o ultrassom não é o exame indicado para concluir a origem do mixoma, mas é um dos exames que confirma a existência da neoplasia intracavitária. Apesar de ser uma neoplasia infiltrativa com prognóstico reservado o animal do presente relato não teve recidivas ou outras complicações, mostrando que a exérese com margem ampla pode ser curativa. Alterações em baço são frequentemente observadas em diversos casos na rotina clínica, muitas vezes ocasionando alterações na morfologia desse órgão e com apresentação de sinais clínicos inespecíficos. É importante incluir o mixoma dentre os diagnósticos diferencias e compreender que nesses casos a esplenectomia total é o indicado devido a característica infiltrativa dessa neoplasia.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/609
Aparece nas coleções:Medicina Veterinária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Calebe Alves de Castro_0013663.pdf886.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.