Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/611
Title: Protocolo clínico e tratamento de obesidade canina com alimentação natural caseira: relato de caso.
Authors: Carmo, Fabiana Fonseca do (Orientador)
Rodrigues, Giovanna Regina Ferreira
Keywords: Obesidade
Dieta - animal
Nutrição
Issue Date: 24-Mar-2021
Citation: RODRIGUES, Giovanna Regina Ferreira. Protocolo clínico e tratamento de obesidade canina com alimentação natural caseira: relato de caso. Orientador: Fabiana Fonseca do Carmo. 2020. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: A obesidade canina é uma doença nutricional muito comum na rotina da medicina veterinária. É uma enfermidade de causa multifatorial, caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal no animal. O diagnóstico da obesidade pode ser realizado através da palpação do tecido adiposo, classificação do escore corporal, medidas morfométricas ou pela utilização do cálculo de índice de massa corporal canina, peso corporal relativo e porcentagem de gordura corporal. O tratamento pode ser realizado através de dietas para a perda de peso, como a alimentação natural, que é uma dieta caseira balanceada e adequada às exigências nutricionais necessárias para a espécie. Nesse trabalho, foi relatado um cão, macho, castrado, sem raça definida, porte médio, quatro anos de idade, 31kg, que apresentava sobrepeso e escore de condição corporal 9. Foi prescrita uma dieta natural caseira para tratar a obesidade do animal, que foi acompanhado semanalmente para registro dos resultados. Foi possível observar uma redução de peso gradativa e também mudanças na composição corporal do cão, que obteve redução nas medidas morfométricas e no percentual de gordura. A obesidade, quando não tratada corretamente, pode agravar e causar outras enfermidades.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/611
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Giovanna Rodrigues_001351.pdf1.99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.