Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/626
Título: Fraudes intencionais em leite integral UHT: sensibilidade dos testes físico-químicos Alizarol e Dornic.
Autor(es): Sousa, Stefania Márcia de Oliveira (Orientador)
Cintra, Ácácio Macedo
Palavras-chave: Bicarbonato
Hipoclorito - sódio
Sal - cozinha
Data do documento: 25-Mar-2021
Citação: CINTRA, Ácácio Macedo. Fraudes intencionais em leite integral UHT: sensibilidade dos testes físico-químicos Alizarol e Dornic. 2019. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Resumo: O leite é fraudado para aumentar seu volume, corrigir alguma falha ou inibir o crescimento de bactérias. Este trabalho se propõe a mensurar a sensibilidade dos testes de Alizarol e Dornic para fraudes intencionais em leite integral UHT com sal de cozinha, bicarbonato de sódio, peroxido de hidrogênio P.A e hipoclorito de sódio P.A nas concentrações de 0,00% (controle), 0,05%, 0,1%, 0,25%, 0,5%, 1%, 2,1% e 5,2%. Foi observada a ausência de grumos, coloração vermelho-tijolo na titulação de ácidez para peróxido de hidrogênio. Já o sal de cozinha apresentou precipitações a partir da concentração de 0,01% com aumento da acidez, revelados pelo teste qualitativo e quantitativos. Os resultados para fraudes com hipoclorito de sódio apresentaram alteração de alcalinidade possível de ser mensurada no teste Donic, já os testes de Alizarol mantiveram o resultado do teste controle até a concentração de 0,5%, apresentando tonalidade roxa para concentrações a partir de 1%. A prova com bicarbonato revelou sensibilidade das provas de Alizarol para concentrações acima de 0,25% para a colorimetria e 0,5% para estabilidade. Os resultados revelaram a queda do pH até a concentração de 0,5%, sendo observado efeito inverso entre o pH alcalino da solução e o alto resultado para acidez titulável pelo método Dornic. Os resultados revelam que os testes de alizarol e Dornic são parcialmente eficazes frente as fraudes e concentrações produzidas. Não obstante, os testes de Dornic e Alizarol são complementares e aponta que fraudes em baixas concentrações são obstáculos para fiscalização por meio dos testes quantitativos e qualitativos.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/626
Aparece nas coleções:Medicina Veterinária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Acacio Macedo Cintra_0003564.pdf233.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.