Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/627
Título: Influência da forma de colostragem sobre volume globular e variáveis bioquímicas de bezerros criados em diferentes sistemas de produção.
Autor(es): Carvalho, Carolina Mota (Orientador)
Lopes, Ana Carolina Miranda
Palavras-chave: Colostro
Imunidade - passiva
Bezerro
Data do documento: 25-Mar-2021
Citação: LOPES, Ana Carolina Miranda. Influência da forma de colostragem sobre volume globular e variáveis bioquímicas de bezerros criados em diferentes sistemas de produção. Orientador: Carolina Mota Carvalho. 2020. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Resumo: A bovinocultura é de grande importância nas atividades econômicas. Todo início de produção baseia-se na criação de bezerros, visto que esses animais serão as próximas unidade produtivas. Os bezerros são animais que não adquirem imunidade na vida uterina devido ao tipo de placenta materna, que impede a passagem de imunoglobulinas. As imunoglobulinas representam a imunidade humoral do neonato e sua adequação é através da ingestão do colostro. O presente trabalho objetivou comparar dois métodos de colostragem de animais criados em sistemas de produção diferentes. Foram analisadas as variáveis volume globular (VG), proteína total (PT), albumina e globulina, sob a influência da transferência de imunidade passiva. Avaliou-se amostras de sangue de 96 bezerros, de ambos os sexos, com idade até 60 dias, da raça holandesa e mestiços girolando, em propriedades distintas no Distrito Federal e entorno, separados por grupos de acordo com o sistema de criação. O grupo A foi integrado pelo sistema argentino tropical, colostragem de forma artificial e o grupo B pelo sistema extensivo, amamentação voluntária na mãe. Os valores do grupo B apresentou valores superiores de VG, albumina e globulina (p<0,05) ao grupo A. As analises estatísticas foram avaliadas pela ferramenta estatística descritiva e teste t: duas amostras presumindo variâncias diferentes. Frente aos resultados o aleitamento natural garante eficácia na transferência de imunidade passiva quando confrontado com o aleitamento artificial.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/627
Aparece nas coleções:Medicina Veterinária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Carolina Miranda Lopes_0003525.pdf301.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.