Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/641
Título: Sepse e choque séptico aspectos fisiopatológicos e a importância do glicocálix.
Autor(es): Tognoli, Guilherme Kanciukaitis (Orientador)
Paschoal, Giselle Mota dos Santos
Palavras-chave: Sepse
Síndrome da Resposta Inflamatória Sistêmica - SRIS
Endotelial - degradação
Data do documento: 25-Mar-2021
Citação: PASCHOAL, Giselle Mota dos Santos. Sepse e choque séptico aspectos fisiopatológicos e a importância do glicocálix. Orientador: Guilherme Kanciukaitis Tognoli. 2019. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Resumo: A sepse é definida como a Síndrome da Resposta Inflamatória Sistêmica (SRIS) secundária ao processo infeccioso, afeta frequentemente cães e gatos sendo uma das causas mais importantes de mortalidade nesses animais. A complexidade de sua patogenia associada a falta de um consenso veterinário a respeito faz com que não haja padronizações no que tange o estadiamento e tratamento desses animais. A lesão de glicocálix é um evento importante na sepse, devendo ser considerado na elaboração de estratégia para o tratamento, contudo é pouco mencionado nas discussões do meio veterinário. Assim essa revisão descreve aspectos da fisiopatologia da sepse bem como a importância do glicocálix quando da administração de colóides e/ou cristalóides.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/641
Aparece nas coleções:Medicina Veterinária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Giselle Mota dos Santos Paschoal_0010525.pdf385.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.