Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/69
Title: As melhores práticas clínicas desenvolvidas pelos enfermeiros na prevenção de infecção relacionada à assistência à saúde no parto cesáreo: uma revisão integrativa
Authors: Campos, Evertton Aurélio Dias (Orientador)
Santos, Hanna Katherine Santana Silva dos
Gomes, Maura Lúcia Ribeiro
Keywords: infecção hospitalar
assistência de enfermagem
parto cesáreo
Issue Date: 15-Feb- 2
Citation: SANTOS, Hanna Katherine Santana dos; GOMES, Marua Lúcia Ribeiro. As melhores práticas clínicas desenvolvidas pelos enfermeiros na prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde no parto cesáreo: uma revisão integrativa. Orientador: Evertton Aurélio Dias Campos. 2018. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Enfermagem) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2018.
Abstract: A Infecção Relacionada à Assistência à Saúde se trata de um fenômeno histórico e social, que em sua grande maioria ocorrem em sítio cirúrgico devido às interferências invasivas, que são porta de entrada para bactérias e vírus. A sepse, infecção generalizada, é a segunda maior causa de infecções hospitalares no mundo e responsável pela maioria das complicações nas puérperas. O parto cesáreo, procedimento cirúrgico, invasivo, por tanto, aumentam os riscos de infecção. O enfermeiro atua como um dos principais responsáveis por proporcionar medidas, processos e técnicas capazes de minimizar esses riscos. Portanto, este estudo teve como objetivo identificar as melhores práticas clínicas que os enfermeiros podem desenvolver para reduzir as infecções hospitalares em parto cesáreo. A Revisão Integrativa foi adotada como metodologia. Após reflexão sobre os dados relacionados a diminuição e controle de infecções maternas decorrentes de parto cesáreo, foram encontrados aspectos relevantes sobre a higienização das mãos e uso de EPI's evidenciando-os como principais medidas preventivas. Conclui-se que o procedimento de cesariana deve ser indicado seguindo criteriosa avaliação e que o enfermeiro tem grande papel como orientador e cuidador na prevenção de IRAS para reduzir os riscos é coerente o uso de EPI’s e higienização das mãos dentro da assistência com a parturiente dentro das melhores práticas clínicas.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Enfermagem, 2018.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/69
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Hanna Santos_0000610_Maura Gomes_0000703.pdf190.98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.