Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/708
Título: Laser de baixa intensidade na prevenção e tratamento da mucosite oral: revisão integrativa.
Autor(es): Carvalho, Claudia Cristiane Baiseredo de (Orientador)
Bezerra, Anaysa Soares
Palavras-chave: Mucosite - oral
Quimioterapia
Radioterapia
Data do documento: 7-Abr-2021
Citação: BEZERRA, Anaysa Soares. Laser de baixa intensidade na prevenção e tratamento da mucosite oral: revisão integrativa. Orientador: Claudia Cristiane Baiseredo de Carvalho. 2020. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020
Resumo: A mucosite oral (MO) caracterizada por ulcerações que causam dor e desconforto aos pacientes é uma inflamação da mucosa bucal provocada por ação do tratamento antineoplásico. O objetivo desta revisão de literatura foi verificar como a mucosite oral se manifesta e a utilização do laser de baixa intensidade para sua prevenção e tratamento. Foi realizada pesquisa nas plataformas PubMed, Scielo e Science Direct buscando publicações no período entre 2011 a 2020 abordando mucosite e laserterapia como tema principal. Conclui-se que o laser de baixa intensidade na prevenção e tratamento da mucosite oral tem efeitos biológicos e bioquímicos que aumentam o metabolismo celular, estimulando a atividade mitocondrial permitindo melhora da lesão, diminuição da dor e evitando intercorrências no tratamento oncológico, aumentando a qualidade de vida do paciente. A revisão de literatura indicou também à necessidade de um consenso sobre o protocolo ideal de aplicação da laserterapia, sendo um campo para estudos futuros.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/708
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Anaysa Soares Bezerra_0005788.pdf226.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.