Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/75
Título: Dificuldades na comunicação com portadores de deficiência auditiva
Autor(es): Albuquerque, Ana Karolina Rodrigues (Orientador)
Sobrinho, Jennifer Lis Gomes
Palavras-chave: deficiência auditiva
livras enfermagem
recursos libras
Data do documento: 15-Fev-2019
Citação: SOBRINHO, Jennifer Lis Gomes. Dificuldades na comunicação com portadores de deficiência auditiva. Orientador: Ana Karolina Rodrigues Albuquerque. 2018. 11f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Enfermagem) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2018.
Resumo: Este artigo tem como objetivo estudar a dificuldade de comunicação dos profissionais da saúde com portadores de deficiência auditiva através de levantamento bibliográfico. Sabe-se que 4,4% da população brasileira possui algum tipo de deficiência auditiva, e quando deparadas com a necessidade de serem atendidas por profissionais da saúde se chocam com uma realidade que é a dificuldade de comunicação com profissionais não capacitados ou com o conhecimento baixo da língua de libras, podendo ser caracterizado pela falta de exigência de qualificação de profissionais habilitados com a língua de libras podendo ser levados assim a diagnósticos e tratamentos falhos pelo não entendimento. Novos métodos de comunicação estão sendo introduzidos na sociedade e a era moderna e a utilização da tecnologia vem a favor da comunicação assim aplicativos que interagem entre os surdos e os não surdos estão auxiliando nessa interação. Trata-se de um estudo de revisão da literatura com abordagem qualitativa. Realizadas por meio de busca nas plataformas BVS, SCIELO, BDENF e ainda no site de busca Google. Esclarece-se novos métodos e estratégias para a comunicação com o deficiente auditivo, tendo como intenção a melhorias para essa interação e com a tecnologia, diminuindo assim a discriminação e a banalização.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Enfermagem, 2018.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/75
Aparece nas coleções:Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jennifer Sobrinho_0000200.pdf193.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.