Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/76
Título: Complicações decorrentes do uso do cateter central de inserção periférica em neonatos e fatores associados
Autor(es): Lima, Évily Caetano de (Orientador)
Cavalcante, Joyce Silva
Palavras-chave: cateter centrar
compliacações
neonato
Data do documento: 15-Fev-2019
Citação: CAVALCANTE, Joyce Silva. Complicações decorrentes do uso do cateter central de inserção periférica em neonatos e fatores associados. Orientador: Évily Caetano de Lima. 2018. 11f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Enfermagem) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2018.
Resumo: O cateter central de inserção periférica é um dispositivo utilizado mundialmente em neonatos internados em unidades de terapia intensiva neonatal, para infusão de medicamentos, soro sangue, hemoderivados e ainda para monitoração de pressão venosa central (PVC) por tempo superior a seis dias. Apesar de ser considerado seguro, estável e importante para o aumento da sobrevida dos neonatos pré-termo e de baixo peso, o número de complicações decorrentes é expressivo, pois demanda técnica e cuidados específicos por profissionais capacitados para sua inserção, manutenção e retirada. O objetivo deste estudo foi identificar as complicações decorrentes do uso do cateter central de inserção periférica em neonatos e fatores associados. Trata-se de uma revisão bibliográfica integrativa com abordagem descritiva e qualitativa. Dentre as possíveis complicações locais, sistêmicas ou mecânicas circunstanciais, foram destaque: obstrução e mau posicionamento do cateter, flebite, infecção bacteriana e embolia pulmonar. Conclui-se que a maioria das complicações decorrentes do uso do cateter em questão estão associadas ao déficit de conhecimento e falhas na capacitação dos enfermeiros que vão realizar os procedimentos de inserção, manutenção e retirada do dispositivo no neonato. No entanto, podem ser prevenidas com investimento em educação permanente em saúde, para que os profissionais estejam aptos à tomada de decisão e a planejar melhor o cuidado de Enfermagem à beira do leito junto ao neonato, de modo a reduzir a incidência de complicações e prolongamento do tempo de permanência hospitalar, desempenhando uma assistência de qualidade.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Enfermagem, 2018.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/76
Aparece nas coleções:Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Joyce Cavalcante_0005198.pdf404.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.