Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/78
Título: Aspectos clínicos da síncope vasovagal
Autor(es): Lima, Évily Caetano de (Orientador)
Rodrigues, Karine Gomes
Santiago, Rebeca de Moura
Palavras-chave: síncope vasovagal
sindrome neurocardiogênica
qualidade de vida
Data do documento: 15-Fev-2019
Citação: RODRIGUES, Karine Gomes; SANTIAGO, Rebeca de Moura. Aspectos clínicos da síncope vasovagal. Orientador: Évily Caetano de Lima. 2018. 11f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Enfermagem) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2018.
Resumo: A síncope vasovagal é uma condição de alteração neurocardiológica, em que há perda súbita e breve da consciência, podendo ser confundida com o infarto agudo do miocárdio ou convulsão decorrente de epilepsia. A correta identificação dos aspectos clínicos da Síncope Vasovagal como a hipoperfusão, náusea e dispneia constitui um fator determinante do sucesso no atendimento. O objetivo desse estudo foi realizar uma revisão bibliográfica de cunho descritivo, com abordagem qualitativa acerca dos aspectos clínicos da Síncope Vasovagal. A metodologia utilizada foi a de revisão bibliográfica de cunho descritivo e qualitativo. Os resultados mostraram que os principais aspectos clínicos da síncope vasovagal são distúrbios visuais, náusea, estresse ortostático, hipotensão, bradicardia, palpitações, sudorese e tontura. Se identificada erroneamente, esse problema pode se agravar e ocasionar graves consequências ao portador, inclusive o até óbito. Por este motivo, destaca-se a importância da identificação correta dos aspectos clínicos e capacitação dos profissionais de saúde com base em evidências científicas, principalmente por parte dos enfermeiros, que realizam o atendimento prévio e passam maior tempo com os portadores, de modo a prestar uma assistência de qualidade e evitar complicações.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Enfermagem, 2018.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/78
Aparece nas coleções:Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Karine Rodrigues_0000549_Rebeca Santiago_0000324.pdf233.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.