Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/79
Title: Percepção dos enfermeiros acerca das dificuldades na implementação do processo de enfermagem
Authors: Caldeira, Angelita Giovana (Orientador)
Oliveira, Katheriny Nolasco de
Rosângela Rodrigues da, Silva
Keywords: processo de enfermagem
sistematização da assistência de enfermagem
processo de enfermagem
Issue Date: 15-Feb-2019
Citation: OLIVEIRA, Katheriny Nolasco de; SILVA, Rosângela Rodrigues da. Percepção dos enfermeiros acerca das dificuldades na implementação do processo de enfermagem. Orientador: Angelita Giovana Caldeira. 2018. 14f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Enfermagem) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2018.
Abstract: A pesquisa teve como objetivo conhecer a percepção dos enfermeiros acerca das dificuldades na implementação do Processo de Enfermagem (PE) no âmbito hospitalar. Trata-se de um estudo de campo descritivo com caráter qualitativo e quantitativo. A amostra constituiu-se de 23 enfermeiros de uma instituição de ensino superior da Região Sul do Distrito Federal. Utilizou-se como questão norteadora: "Qual a percepção dos docentes de uma instituição de ensino superior acerca da implementação do Processo de Enfermagem?" A coleta de dados foi realizada no mês de setembro de 2018 a partir da aplicação de um questionário semi-estruturado. Mediante a análise dos resultados evidencia-se que 83% dos entrevistados reconhecem o Processo de Enfermagem de forma completa com todas as sua etapas, 100% consideram como benefício da adesão a melhora na qualidade da assistência, 69% referem como dificuldade para a implementação o reduzido quantitativo de profissionais. Quanto a Educação Continuada (EC) sobre o Processo de Enfermagem (PE) 61% relatam não ocorrer de forma frequente e ter realizado a última vez a mais de 1 ano. Diante do exposto conclui-se que o Processo de Enfermagem (PE) propicia uma assistência de qualidade beneficiando o paciente de forma continua, assim requer que o profissional enfermeiro tenha embasamento técnico-científico devendo assim realizar capacitação constante sobre o tema.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Enfermagem, 2018.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/79
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Katheriny Oliveira_ 0000619_Rosângela Silva_ 0000125.pdf262.88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.