Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/80
Título: A percepção do portador do VIH/SIDA sobre o tratamento recebido pela equipe multiprofissional em um hospital do DF
Autor(es): Santos, Walquiria Lene dos (Orientador)
Castro, Késsya Kellen
Palavras-chave: HIV/AIDS
imunodeficiência
cuidados - doenças
Data do documento: 15-Fev-2019
Citação: CASTRO, Késsya Kellen. A percepção do portador do VIH/SIDA sobre o tratamento recebido pela equipe multiprofissional em um hospital do DF. Orientador: Walquiria Lene dos Santos. 2018. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Enfermagem) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2018.
Resumo: O Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) é o causador da Síndrome da Imunodeficiência Humana Adquirida (SIDA) e é o estágio mais avançado da doença, que modifica e ataca o sistema imunológico, que é responsável por defender o organismo das doenças que é causada pelo VIH. Epidemiologicamente os dados demonstram que de 1980 até junho de 2017, foram identificados no país 882.810 casos de SIDA no Brasil. Tem-se registrado no país, anualmente, uma média de 40 mil novos casos de SIDA nos últimos cinco anos. O objetivo geral do estudo foi verificar a percepção dos portadores de VIH/SIDA quanto ao tratamento recebido pela equipe multiprofissional no Hospital Regional do Gama. Foram entrevistados 50 pacientes que possuem VIH/SIDA e estão em tratamento. Os pacientes foram entrevistados antes ou após a consulta com o (a) médico (a) infectologista. Os dados foram coletados de outubro a novembro de 2018 e foi realizado após a autorização do projeto pelo Comitê de Ética e Pesquisa e do setor responsável do hospital. Os resultados demonstraram sexo masculino como prevalência, idade entre 18-74 anos e ensino médio completo como o grau de escolaridade da maioria dos entrevistados. Foi possível concluir que os pacientes atendidos demonstraram satisfação com o atendimento recebido.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Enfermagem, 2018.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/80
Aparece nas coleções:Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Késsya Castro_0000138..pdf461.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.