Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/86
Título: Benefícios das terapias alternativas utilizadas para o alivio da dor
Autor(es): Cardoso, Rennée (Orientador)
Pereira, Marileide Carvalho
Palavras-chave: terapias alternativas
alívio da dor
enfermagem
Data do documento: 15-Fev-2019
Citação: PEREIRA, Marileide Carvalho. Benefícios das terapias alternativas utilizadas para o alivio da dor. Orientador: Rennée Cardoso. 2018. 13f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Enfermagem) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2018.
Resumo: As terapias alternativas manifestam sentimentos relativos com a terapêutica utilizada que contribuiu para o alívio da dor no paciente com a utilização das técnicas de Reik, relaxamento e a acupuntura, potencias benefícios são apresentados pra os pacientes que sofrem com a dor. Objetivo Geral: Descrever os benefícios de terapias alternativas utilizadas em pacientes para alívio da dor. Metodologia: Foi realizada revisão integrativa da literatura onde foram selecionados 60 manuscritos relacionados com o tema, sendo utilizados como base e para formação dos resultados 21 artigos científicos, publicados entre os anos de 2008 e 2018 em periódicos como: SciELO, LILACS, Revista Latino Americana de Enfermagem; Revista Brasileira de Enfermagem e etc. Resultados e Discussão: foram encontrados 40 manuscritos relacionados ao tema escolhido, após a leitura completa do seu conteúdo, a pesquisa é realizada as bases que apresentaram melhores resultados. Dentre eles, foram selecionados 21 artigos que foram considerados essenciais para a construção deste artigo Conclusão: Portanto conclui-se que as técnicas de Reik e relaxamento, que são técnicas que usam a imposição das mão para transmissão de energias vital e na acupuntura, apresentaram potencias benefícios pra os pacientes que sofrem com a dor, ofertando qualidade no tratamento e percebendo assim uma melhoria no quadro clinico e a efetividade do cuidar após os pacientes aderirem a essas terapias alternativas.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Enfermagem, 2018.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/86
Aparece nas coleções:Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marilei Pereira_0003341.pdf239.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.