Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/919
Título: Assistência de enfermagem à gestante em situação carcerária.
Autor(es): Brito, Virgínia Rozendo de (Orientador)
Sousa, Ana Caroline Guimarães de
Gonçalves, Danyelle Meire Reis
Palavras-chave: Gestante - assistência
Gestante - prisão
Assistência - mulher presa
Data do documento: 18-Set-2021
Citação: SOUSA, Ana Caroline Guimarães de; GONÇALVES, Danyelle Meire Reis. Assistência de enfermagem à gestante em situação carcerária. Orientador: Virgínia Rozendo de Brito. 2020. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Enfermagem) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Resumo: O objetivo do presente estudo foi identificar qual assistência é oferecida a gestante em situação de cárcere, se tem recebido os cuidados que devem ser ofertados pela instituição, sabendo que a gestação é um período importante na vida da mulher. Quando fala de gestação dentro de uma penitenciária feminina ocorrem muitas mudanças tanto psicológicas, emocionais, mentais, físicas e sociais. Com todos esses acontecimentos na vida da gestante que vive em cárcere, laços sociais são rompidos por viverem longe de seus filhos, familiares e amigos. Essa gestante tem o direito de acompanhamento médico e todo o cuidado que vai além do parto e esse cuidado é extensivo ao RN. Essa assistência deve ser prestada com atenção, acolhimento, cuidado e sem julgamentos. O presente estudo trata-se de uma revisão bibliográfica integrativa, com os seguintes descritores: gestante, assistência e prisão, sendo utilizado o operador booleano and, a amostra foi composta por 44 artigos, após a aplicação dos críterios de inclusão e exclusão foram obtidos os seguintes resultados: Proquest 42 artigos, Pubmed 0 artigos, Scielo 1 artigo e Lilacs 2 artigos. Foram aplicados os seguintes filtros: publicação entre 2007 á 2020, idioma em português, texto completo. Como resultados podemos verificar que o tratamento que a gestante em carcere rebece é totalmente diferente de uma gestante em liberdade, sem falar na falta de assistência e acompanhamento que ela não tem. Podemos concluir que falta produção científica sobre esse assunto, por isso existiu uma dificuldade em falar de maneira abrangente sobre esse tema.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Enfermagem, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/919
Aparece nas coleções:Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Caroline Guimarães de Sousa_0004576 Danyelle Meire Reis Gonçalves_0004043.pdf211.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.