Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/927
Título: O aleitamento materno exclusivo sob a ótica da enfermagem: o dilema do desmame precoce.
Autor(es): Júnior, Atvaldo Fernandes Ribeiro (Orientador)
Lins, Larissa Ferreira
Costa, Nayara Lorrane Ribeiro
Palavras-chave: Aleitamento - materno
Desmame
Enfermagem
Data do documento: 23-Set-2021
Citação: LINS, Larissa Ferreira; COSTA, Nayara Lorrane Ribeiro. O aleitamento materno exclusivo sob a ótica da enfermagem: o dilema do desmame precoce. Orientador: Atvaldo Fernandes Ribeiro Júnior. 2020. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Enfermagem) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Resumo: O aleitamento materno exclusivo (AME) é uma prática benéfica tanto para a mãe quanto para o recém- nascido (RN), pois possui em sua composição inúmeros nutrientes. Entretanto, a taxa de desmame precoce no Brasil ainda é elevada, devido à existência de alguns motivos que impactam negativamente essa prática. Diante disso, o presente estudo buscou compreender os determinantes do desmame precoce com foco nas ações de enfermagem frente ao AME, além de discutir os motivos das dificuldades apresentadas pelas nutrizes ao amamentar e como a enfermagem lida com a questão da promoção e manutenção do AME. Trata-se de um estudo científico descritivo desenvolvido na perspectiva de uma revisão integrativa da literatura. A busca dos artigos foi realizada durante o mês de setembro na BVS e SciELO. Para a escolha dos artigos foi realizada uma leitura dos resumos das publicações que se enquadraram nos critérios de inclusão. A análise deu-se pela interpretação dos estudos na íntegra e de seus resultados, sendo utilizados 29 artigos que culminaram na criação de duas categorias para discussão. O leite materno contribui para a saúde materna e infantil. Porém, observou-se que as nutrizes não possuem conhecimento necessário acerca da temática devido, principalmente, à falta de orientações do enfermeiro e influência do meio em que vive, contribuindo para a elevação dos problemas frequentes durante o processo de amamentação. Portanto, torna-se essencial o apoio da família, companheiro juntamente aos profissionais de saúde para a promoção do AME e os seus benefícios.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Enfermagem, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/927
Aparece nas coleções:Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Larissa Ferreira Lins_0004984_Nayara Lorrane Ribeiro Costa_0004766.pdf232.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.