Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/983
Título: Avaliação na educação infantil: o desafio de avaliar sem classificar.
Autor(es): Cardoso, Rennée (Orientador)
Martins, Juliana Beatriz de Macedo
Palavras-chave: Avaliação - pedagogia
Educação infantil
Pedagogia
Data do documento: 3-Set-2021
Citação: MARTINS, Juliana Beatriz de Macedo. Avaliação na educação infantil: o desafio de avaliar sem classificar. Orientador: Rennee Cardoso. 2021. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Resumo: A avaliação na educação infantil exerce um papel fundamental no que diz a respeito de uma avaliação sem classificação, voltada para o acompanhamento das práticas de ensino, aprendizagem e desenvolvimento das crianças, sem quantificação de resultados, como citado por alguns dos principais autores como Hoffamann e Luckesi. A intenção pedagógica avaliativa construiu conhecimentos e reflexões por parte de educadores acerca do processo avaliativo, para que o mesmo ocorra de forma investigativa e mediadora. Assim sendo, o objetivo geral dessa pesquisa consiste em conhecer a avaliação no âmbito da educação infantil sem classificar. A metodologia adotada foi a revisão bibliográfica, onde foram utilizadas publicações em acervos de bibliotecas on-line, periódicos e sítios do Ministério da Educação publicados entre 2010 e 2021. Após este ter sido organizado e categorizado em áreas temáticas, iniciou-se a redação, desta forma, culminando o ciclo da pesquisa de revisão bibliográfica. A avaliação na Educação Infantil é um processo de acompanhamento do desenvolvimento das crianças, visto que está relacionada diretamente a observação frequente. É importante destacar que possibilita ao educador condições para melhores registros, para que assim, exerça com excelência a função de ajudar o aluno e contribua com o seu aprendizado sem classificação.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/983
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Juliana Beatriz de Macedo Martins_0008214.pdf809.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.