Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1003
Title: Políticas públicas de saúde: o reconhecimento e a valorização da enfermagem.
Authors: Santos, Walquiria Lene dos (Orientador)
Beserra, Nara Julya Santos
Ferreira, Gabriela Leitão
Araújo, Cristiane Felix
Keywords: História - enfermagem
Política pública - saúde pública
Assistência
Issue Date: 5-Oct-2021
Citation: BESERRA, Nara Julya Santos; FERREIRA Gabriela Leitão; ARAUJO, Cristiane Felix. Políticas públicas de saúde: o reconhecimento e a valorização da enfermagem. Orientador: Walquiria Lene dos Santos. 2020. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Enfermagem) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: A história do enfermeiro nos serviços de saúde começa desde os primórdios, eram pessoas ligadas aos cuidados das pessoas, em sua maioria mulheres que eram consideradas adequadas para os cuidados de pessoas acamadas nos seus leitos domiciliares, mas não fora deles. Neste trabalho foram analisados os artigos com o objetivo de compreender e avaliar o papel dos enfermeiros com relação aos serviços e políticas públicas, analisando a história da enfermagem no sistema público de Saúde. Pesquisa integrativa. Realizou a busca dos estudos em base de dados: Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e Scientific Eletronic Library Online (SCIELO). Foram pesquisados os seguintes descritores em Ciência da Saúde (DECS): ‘“história da enfermagem” e “políticas públicas”. Com a finalização da busca foram encontrados um total de 58 artigos sendo utilizados de acordo com os critérios de inclusão e exclusão um total de 16 artigos condizentes com os objetivos descritos. O estudo demonstrou que os anos em que mais se pesquisou sobre o tema foi 2020. Conclui-se que a enfermagem continua sendo uma profissão submissa e com necessidade de estudos visando a melhoria da imagem como um todo, alcançado os objetivos demonstrando que o enfermeiro deve se empoderar das ações de forma a aprimorar sua competência politicas para a organização profissional e de seu papel na sociedade.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Enfermagem, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1003
Appears in Collections:Enfermagem



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.