Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1009
Title: Síndrome da ansiedade de separação em cães.
Authors: Gomes, Veridiane da Rosa (Orientador)
Alves, Bianca Taynara da Silva
Keywords: Síndrome de Burnout
Prevalência - estresse
Enfermeiro - trabalho
Issue Date: 3-Sep-2021
Citation: ALVES, Bianca Taynara da Silva. Síndrome da ansiedade de separação em cães. Orientador: Veridiane da Rosa Gomes. 2021. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: A síndrome de ansiedade de separação é um distúrbio comportamental que acomete os cães sendo atualmente bastante relatado. Esse comportamento surge pelo vínculo afetivo que o animal cria com seu tutor e que ocasiona intensa dependência, dessa forma, não conseguindo permanecer só. Desse modo, objetiva-se com o presente trabalho apresentar uma revisão de literatura sobre a síndrome, sinais clínicos, métodos de diagnóstico e medidas terapêuticas. Os sinais clínicos mais característicos da doença são vocalização excessiva, destruição e angústia pós-partida. O diagnóstico é realizado por meio do histórico clínico, com as informações do tutor a respeito de sua rotina com o animal, sendo que, a obtenção de filmagens acerca do comportamento diferente que o paciente apresenta, é um ponto importante. O tratamento depende de cada caso, mas é baseado normalmente em modificação do comportamento, modificação ambiental e fármacos, contudo é necessário ter dedicação extrema do proprietário em cumprir todas as etapas do protocolo terapêutico. É importante a compreensão da enfermidade, dos sinais clínicos e do diagnóstico para ofertar um melhor suporte no tratamento para animais com esse distúrbio.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1009
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bianca Taynara da Silva Alves_0005286.pdf675 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.