Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1013
Title: Assistência do enfermeiro na atenção primária a pacientes com tricomoníase.
Authors: Camelo, Marina Shinzato
Jesus, Ana Beatriz Garcia de
Freitas, Gutiesley Marques de
Keywords: Assistência - enfermagem
Doença sexual
Enfermagem
Issue Date: 5-Oct-2021
Citation: JESUS, Ana Beatriz Garcia; FREITAS, Gutiesley Marques de. Assistência do enfermeiro na atenção primária a pacientes com tricomoníase. Orientador: Marina Shinzato Camelo. 2021. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Enfermagem) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: A tricomoníase é causada pela parasitose sexualmente transmissível e seu tratamento tardio favorece a infecção pelo HIV, infertilidade, câncer uterino e de próstata. Atribui-se à atenção primária o diagnóstico precoce e tratamento instantâneo dessa infecção, destacando a assistência qualificada do enfermeiro desde promoção e prevenção à saúde, abordagem sindrômica, exames de detecção e implementação de enfermagem. Trata-se de uma revisão integrativa utilizando 11 artigos publicados entre 2012 e 2021. O objetivo deste estudo foi descrever a assistência de enfermagem a pacientes com tricomoníase. Os resultados citam diagnóstico frequente de leucorreia profuso amarelo-esverdeado, confirmação através do exame citopatológico e terapia com metronidazol ou tinidazol. Conclui-se que o enfermeiro tem a competência de realizar ações e estratégias para assistir a pacientes com tricomoníase no contexto da atenção básica, realizando ações e estratégias que visem prevenir, diagnosticar e tratar a infecção.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Enfermagem, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1013
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Beatriz Garcia de Jesus_0005736_Gutiesley Marques de Freitas_0007101_parcial.pdf712.77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.