Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1017
Title: As consequências da falta de epi's nas equipes de enfermagem frente à pandemia.
Authors: Ogliari, Karina Brito da Costa (Orientador)
Perciliu, Cinelândia Anacleto de Lira
Reis, Liliana Cristina Alves de Andrade
Santos, Luiz Carlos Vieira dos
Keywords: Falta - EPI's
Pandemia - covid 19
Saúde mental
Issue Date: 6-Oct-2021
Citation: PERCILIU, Cinelândia Anacleto de Lira; REIS, Liliana Cristina Alves de Andrade; SANTOS, Luiz Carlos vieira dos. As consequências da falta de epi's nas equipes de enfermagem frente à pandemia. Orientador: Karina Brito da Costa Ogliari. 2021. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Enfermagem) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: Em 2020, a OMS declarou a pandemia do COVID-19. Desde então, profissionais de saúde vêm enfrentando dificuldades para o exercício da enfermagem, como sobrecarga da jornada de trabalho e, principalmente, falta de equipamentos de proteção individual. Trata-se de uma revisão integrativa a partir de artigos publicados desde o início da pandemia até 2021. Foram analisados artigos listados nas bases de dados BVS e CAPES, totalizando uma amostra de 8 estudos. Para análise foram criadas duas categorias. A partir disso, elaborou-se um estudo que busca analisar as mazelas enfrentadas pelos profissionais da saúde diante da falta de EPIs em meio a uma pandemia. Identificaram-se consequências graves decorrentes desse problema, levando os profissionais a desenvolverem crises de ansiedade, burnout e depressão. Constatou- se a precariedade do sistema de saúde em fornecer materiais e meios favoráveis para a equipe de enfermagem trabalhar, além da carência de cuidado psicológico por parte dos profissionais e do desconhecimento acerca do uso correto de EPIs, podendo agravar os casos de contaminação por parte da equipe de saúde. As análises obtidas no estudo podem ser utilizadas em outras pesquisas, podendo ter impacto sobre a organização e oferecimento de meios adequados para a realização do cuidado de enfermagem.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Enfermagem, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1017
Appears in Collections:Enfermagem



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.