Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1020
Title: O uso da aromaterapia no trabalho de parto: uma revisão integrativa.
Authors: Campos, Evertton Aurélio Dias (Orientador)
Melo, Cláudia Nathália Mota de
Souza, Graziela Brandi de
Barbosa, Wellerson Pablo Fernandes
Keywords: Aromaterapia
Enfermagem obstétrica
Parturiente
Issue Date: 21-Sep-2021
Citation: MELO, Cláudia Nathália Mota de; SOUZA, Graziela Brandi de; BARBOSA Wellerson Pablo Fernandes. O uso da aromaterapia no trabalho de parto: uma revisão integrativa. Orientador: Evertton Aurélio Dias Campos. 2020. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Enfermagem) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: O trabalho de parto se inicia quando ocorre contrações regulares vindas das mudanças cervicais e para amenizar essas dores temos diversos métodos não farmacológicos que promovem o alívio da dor como a aromaterapia que é o uso de óleos essenciais que podem ser inaladas, uso tópico, banhos, entre outros, com isso o presente estudo tem por objetivo: Identificar quais são os benefícios do uso da aromaterapia no trabalho de parto e parto. As informações para construção da pesquisa foram obtidas a partir das bases de dados: Centro Latino-Americano de Informação em Saúde (Lilacs), Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (Medline). A escolha das publicações quanto aos critérios de inclusão e exclusão, realizou-se a partir de artigos científicos publicados entre os anos de 2015 a 2020, de Língua Portuguesa e Inglesa. Das 8 combinações totalizaram 471 aplicando os critérios de exclusão restaram 10 artigos. O uso de métodos menos invasivo e de menor risco as parturientes das pesquisas, com o uso da aromaterapia em momentos diferentes promovem uma série de efeitos como alívio da dor, ansiedade e estresse. Conclui-se que a aromaterapia possui diversos benefícios à parturiente e por esse motivo está se tornando uma prática na rotina de diversos enfermeiros obstétricos.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Enfermagem, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1020
Appears in Collections:Enfermagem



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.