Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1025
Title: A música como um recurso pedagógico no desenvolvimento socioafetivo da criança na educação Infantil.
Authors: Lima, Welton Dias de (Orientador)
Araújo, Fabricia Fernandes de
Keywords: Música - pedagogia
Educação infantil
Desenvolvimento socioafetivo
Issue Date: 8-Oct-2021
Citation: ARAÚJO, Fabricia Fernandes de. A música como um recurso pedagógico no desenvolvimento socioafetivo da criança na educação Infantil. Orientador: Welton Dias de Lima. 2021. 53f.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: Este trabalho é uma revisão bibliográfica para demonstrar a importância do ensino da música para crianças no início da idade escolar e teve como principal proposito analisar seu papel no desenvolvimento infantil reconhecendo a sua aplicabilidade como recurso pedagógico e sua influência na promoção do desenvolvimento sócio afetivo nas crianças nas escolas de educação infantil. Esta pesquisa como objetivo geral fazer um estudo aprofundado sobre o papel da música quando usada como recurso pedagógico, no desenvolvimento da afetividade das crianças na educação infantil. E para isto, como objetivos específicos, pretendeu-se conhecer a aplicabilidade da música como recurso pedagógico, discorrer sobre a relação da utilização da música para o desenvolvimento socioafetivo da criança e compreender como a música favorece o desenvolvimento socioafetivo. No decorrer do estudo observou-se como o ensino da música é recurso pedagógico fundamental no processo de ensino-aprendizagem. A música é uma poderosa ferramenta de comunicação e interação contribuído para nas diversas fases do desenvolvimento em crianças nas escolas de educação infantil, um instrumento facilitador no ensino e aprendizagem, principalmente por ser um recurso que permite que as aulas sejam muito mais dinâmicas e interessantes. Neste sentido adotou-se como metodologia a revisão bibliográfica para reunir documentos existentes sobre essa temática. E tem como justificativa o interesse de demonstrar a influência da música no ambiente escolar que se adotada nas salas de aula pode servir como contribuição tanto no auxílio didático ao professor quanto para ser instrumento facilitador do desenvolvimento sócio afetivo. A hipótese levantada é de que a música pode ser utilizada como um recurso pedagógico que aliado ao uso didático desde cedo com acriança no ambiente escolar, é capaz de auxiliar na sua memória, no processo de ensino aprendizagem e no desenvolvimento sócio afetivo. Por fim, chegou conclui-se que as escolas, principalmente, as de educação infantil, precisam adotar de forma mais precisa e emergente a música, em seu cotidiano, como instrumento de apoio pedagógico, pois desperta nas crianças um a vontade de se socializar tanto no ambiente externo quanto no ambiente interno das escolas, principalmente dentro da sala de aulas
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1025
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fabricia Fernandes de Araújo_0007854_parcial.pdf1.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.