Please use this identifier to cite or link to this item:
https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1031
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Souto, Osmam Brás de (Orientador) | - |
dc.contributor.author | Porfírio, Sônia Maria | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-09T00:29:21Z | - |
dc.date.available | 2021-10-09T00:29:21Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-08 | - |
dc.identifier.citation | PORFÍRIO, Sônia Maria. Educação continuada: o desafio dos docentes em aprender o letramento digital durante o processo de formação. Orientador: Osmam Brás de Souto. 2021. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1031 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo resulta de uma pesquisa com a finalidade de investigar a educação continuada e o desafio dos docentes em aprender o letramento digital durante esse processo, para isso, apresentando conceitos, caracterizações, falhas nessa formação e a importância do letramento digital nesse processo. Esta discussão é pertinente, pois com o avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) e o crescimento do acesso às redes virtuais de informação, os professores se veem perante a demanda do Letramento Digital, os quais se configuram como novos desafios de ensinar e aprender. Esclarecemos que a concepção de Educação Continuada surge como reciclagem, treinamento, aperfeiçoamento, capacitação e Letramento Digital como um conjunto de habilidades necessárias ao manuseio das tecnologias digitais em uso próprio e coletivo, em diversos ambientes, principalmente para professores. Como característica, a Formação Continuada possui os mecanismos de ensino adotados por uma formação elaborada pelos órgãos públicos, sem diagnosticar interesses do professor, de acordo com as políticas governamentais vigentes e com o que as equipes técnicas julgam ser a necessidade dos professores. No Letramento Digital a característica predominante é que é necessário possuir mais do que habilidades para utilizar um dispositivo, tais como: cognitivas, motoras, sociológicas e emocionais. Tomamos como base teórica Rocha (2012), Nóvoa (2016), Pons e Silva (2017), Brasil (2018), Lankshear e Knobel (2015), Araújo e Leffa (2016), Assis, Costa e Faleiro (2021), Pezenti e Pezenti (2020), dentre outros. A presente pesquisa tem como objetivo geral conhecer como ocorre a formação continuada de professores no desenvolvimento do letramento digital, definida como revisão de literatura, de abordagem exploratória. Elencamos como procedimentos metodológicos a Pesquisa Bibliográfica. Pretende-se com a presente pesquisa agregar informações para a reflexão sobre as metodologias que favoreçam o desenvolvimento do Letramento Digital. Os resultados apresentados mostram que o Letramento Digital durante o processo de formação continuada, tem características de cursos rápidos, técnicos e são ineficazes. Falhas causadas pela existência de modelos de formação, revelam a diversidade nos conteúdos de preparação dos professores, no interior das Universidades, Faculdades e Institutos Superiores, o que acaba comprometendo a unidade formativa destes, gerando uma prática dissociada do previsto pelas legislações e teorias educacionais, assim como falhas no Letramento Digital que ocorrem durante o processo de aquisição de soluções educacionais que abordem as TIC’s, mas que ainda não significam o real letramento digital. Sendo o Letramento Digital crucial para o indivíduo em uma sociedade tecnológica, para educação, para a Formação Continuada e para os programas de formação continuada de professores, como meio de responder às demandas mais específicas do professorado e garantir um aprendizado permanente. Considerando a situação exposta, ao ser questionado de forma hipotética, se a literatura apresenta falhas que comprometem a formação continuada do docente, na atual inserção de novas tecnologias nas escolas, durante o ensino híbrido e aulas remotas, na ausência do treinamento de letramento digital, conclui-se que as falhas existentes nas Políticas Públicas criam modelos de cursos que não atendem à essa demanda e disso, criou-se oportunidades para problemas na condução das atividades em sala de aula. | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada - pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Letramento digital | pt_BR |
dc.subject | Educação continuada | pt_BR |
dc.title | Educação continuada: o desafio dos docentes em aprender o letramento digital durante o processo de formação. | pt_BR |
dc.type | Monography | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Sônia Maria Porfírio_0007844_parcial.pdf | 1.48 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.