Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1034
Title: Contenção química, analgesia e anestesia em otarídeos - revisão de literatura.
Authors: Tognoli, Guilherme Kanciukaitis (Orientador)
Guedes, Fernanda Cristina Bezzi
Keywords: Anestesiologia
Sedação
Mamífero marinho
Issue Date: 3-Sep-2021
Citation: GUEDES, Fernanda Cristina Bezzi . Contenção química, analgesia e anestesia em otarídeos - revisão de literatura. Orientador: Guilherme Kanciukaitis Tognoli. 2021. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: A medicina de animais marinhos ainda é pouco desenvolvida no Brasil, há uma grande quantidade de pinípedes, especialmente leões e lobos marinhos, que encalham em praias brasileiras e são destinados a centros de reabilitação. O manejo inadequado de Otarídeos dificulta a recuperação e reintrodução dos animais de vida livre, bem como os de cativeiro que, devido ao tamanho e força que possuem, necessitam de uma contenção química prévia para realização de procedimentos veterinários. Tranquilizantes e anestésicos são utilizados como contenção química a fim de evitar ou reduzir possíveis danos aos animais e a equipe de profissionais, além de reduzir o tempo de manuseio e possibilitar a coleta de amostras de forma mais segura. Em procedimentos com anestesia geral, ocorre uma recuperação prolongada e associa-se a riscos graves causados pela ativação do reflexo de mergulho, evidenciando a necessidade de mais estudos dos protocolos anestésicos que possam proporcionar mais estabilidade aos animais.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1034
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fernanda Cristina Bezzi Guedes_0013436.pdf1.21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.