Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1035
Title: Cardiomiopatia dilatada por deficiência de taurina em gatos – revisão de literatura.
Authors: Gomes, Veridiane da Rosa (Orientador)
Costa, Gabriel Rodrigues da
Keywords: Alimentação animal
Aminoácido - felino
Doença cardíaca
Issue Date: 3-Sep-2021
Citation: COSTA, Gabriel Rodrigues da. Cardiomiopatia dilatada por deficiência de taurina em gatos – revisão de literatura. Orientador: Veridiane da Rosa Gomes. 2021. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: A cardiomiopatia dilatada (CMD) é uma afecção definida como a degeneração progressiva do miocárdio, o que acarreta em perda da contratilidade cardíaca e se traduz por uma falha sistólica. Ocorre dilatação das quatro câmaras cardíacas associada ao adelgaçamento das paredes dos ventrículos, com posterior insuficiência das válvulas atrioventriculares. Na espécie felina, essa doença está diretamente relacionada à deficiência de taurina e, isso acontece quando os animais não recebem alimentação com quantidades ideais do aminoácido. Os pacientes com CMD apresentam-se letárgicos e dispneicos, também podem manifestar tosse, anorexia, ascite e sinais referentes a tromboembolismo arterial (TEA). À medida que a doença progride, o quadro de insuficiência cardíaca congestiva se estabelece. O diagnóstico é obtido, principalmente, através do exame ecodopplercardiográfico. O tratamento é realizado de forma intensiva, com o objetivo de minimizar os sinais clínicos ao se oferecer terapia de suporte e suplementação de taurina. O prognóstico é reservado a desfavorável. Por isso, é de extrema importância dar atenção as necessidades nutricionais dos felinos, oferecendo-lhes alimentação adequada, a fim de evitar a deficiência desse e de outros aminoácidos essenciais. Dessa forma, objetiva-se com o presente trabalho, apresentar uma revisão de literatura sobre a CMD por deficiência de taurina na espécie felina.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1035
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gabriel Rodrigues da Costa_0011256.pdf844.27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.