Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1036
Title: Protocolos de IATF em novilhas precoce e super precoce.
Authors: Souza, Stefania Márcia de Oliveira (Orientador)
Vilela, Gustavo Cirineu
Keywords: Reprodução animal
Genética - ciclo estral
Manejo
Issue Date: 3-Sep-2021
Citation: VILELA, Gustavo Cirineu. Protocolos de IATF em novilhas precoce e super precoce. Orientador: Stefania Márcia de Oliveira Souza. 2021. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: Com o passar dos anos o Brasil teve grandes avanços tratando-se da sua pecuária, tendo atualmente o maior rebanho do mundo, a pecuária tornou-se uma atividade essencial quando nos referimos a economia do país. Para suprir as falhas de manejo, a reprodução surgiu como um auxílio primordial, afim de minimizar possíveis falhas na produção da pecuária Brasileira. Quando abordamos o tema reprodução, é necessário ter em mente os fatores que auxiliam na sua efetividade, que são eles a utilização de inseminação artificial com ou sem o uso de tempo fixo, o uso de protocolos de sincronização e a suplementação do rebanho, tudo isso é utilizado visando um melhoramento genético do rebanho e consequentemente um aumento na produtividade. Visando melhorar a eficiência, preconiza -se o uso de novilhas, pois quanto menor a idade para a inseminação, melhores serão os ganhos, tendo em vista que os primeiros acasalamentos realizados têm melhores ganhos reprodutivos do que os posteriores. Com base nisso o presente trabalho tem como objetivo abordar de maneira geral todo o manejo utilizado em novilhas super precoces e precoce, buscando melhores resultados reprodutivos.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1036
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gustavo Cirineu Vilela_0004605.pdf734.89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.