Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1037
Title: Hérnia diafragmática traumática em felino relato de caso.
Authors: Gomes, Veridiane da Rosa (Orientador)
Dias, Islani Martins
Keywords: Cirurgia - veterinária
Dispneico - perfusão
Trauma
Issue Date: 3-Sep-2021
Citation: DIAS, Islani Martins. Hérnia diafragmática traumática em felino relato de caso. Orientador: Veridiane da Rosa Gomes. 2021. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: A hérnia diafragmática traumática é uma condição de urgência, considerada comum na rotina clínica de pequenos animais. É classificada como adquirida em casos traumáticos, estes sendo diretos quando ocorre lesão perfurante ou indiretos quando alteram a pressão negativa torácica. As rupturas diafragmáticas geralmente ocorrem em suas porções musculares, os órgãos comumente herniados são o fígado, intestinodelgado, estômago, baço, omento e pâncreas. Os sinais clínicos variam de acordo com os órgãos que foram deslocados, entretanto, dispneia, intolerância ao exercício, auscultações cardíacas e pulmonares diminuídas, e mucosas pálidas ou cianóticas são comumente observados. A radiografia de região tóracoabdominal revela perda da linha diafragmática, deslocamento de órgãos abdominais, além de perda da silhueta cardíaca por radiopacidade na região do tórax. O hemograma não revela grandes alterações, contudo, o exame bioquímico, pode demonstrar aumento nas enzimas hepáticas se houver herniação do órgão. Desta forma, conclui-se com o presente artigo que a celiotomia média, o reposicionamento de órgãos e a herniorrafia são as técnicas de eleição para a intervenção cirúrgica, bem como o monitoramento intermitente dos parâmetros fisiológicos durante o período pré operatório e pós operatório.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1037
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Islani Martins Dias_0005942.pdf831.7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.