Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1038
Title: Estudo de parasitas zoonóticos presentes na areia de parquinhos públicos do Distrito Federal e suas implicações na saúde única.
Authors: Mello, Manuella Rodrigues de Souza (Orientador)
Balbino, Vanessa Gomes
Keywords: Geo-helminto
Saúde pública
Educação sanitária
Issue Date: 3-Sep-2021
Citation: BALBINO, Vanessa Gomes. Estudo de parasitas zoonóticos presentes na areia de parquinhos públicos do Distrito Federal e suas implicações na saúde única. Orientador: Manuella Rodrigues de Souza Mello. 2021. 24f.Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: Os parques recreativos são locais de intenso fluxo de pessoas e animais, tanto domiciliados quanto errantes. Essa relação de proximidade entre humanos e animais pode oferecer riscos à saúde, principalmente de crianças que frequentam parquinhos de areia. O objetivo deste estudo foi avaliar a presença de geo-helmintos na areia de parquinhos públicos do Distrito Federal e relacionar os dados com as possíveis implicações em Saúde Única. Os dados foram analisados com o auxílio de um questionário epidemiológico e as análises foram realizadas por meio dos métodos de centrífugo-flutuação com sulfato de zinco, sedimentação espontânea e termohidrotropismo positivo. Todos os locais analisados apresentaram pelo menos uma forma de parasita, sendo que 45% dos ovos identificados correspondem à espécie Ascaris lumbricoides, e 35,71% das larvas identificadas foram do gênero Ancylostoma spp.. Também foram visualizadas larvas do gênero Strongyloides spp. e uma larva de lagarta da espécie Elasmopalpus lignosellus. Este estudo identificou larvas e ovos de parasitas tanto animais como humanos, comprovando que há riscos para as crianças que frequentam os parquinhos públicos do DF e ressaltando a importância das ações unificadas em saúde para o combate das geo-helmintíases.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1038
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vanessa Gomes Balbino_0005592.pdf2.53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.