Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1039
Title: Disbiose intestinal em Cães.
Authors: Gomes, Veridiane da Rosa (Orientador)
Triacca, Amanda de Paiva
Keywords: Alimentação - canico
Entérico - microbioma
Veterinária
Issue Date: 3-Sep-2021
Citation: TRIACCA, Amanda de Paiva. Disbiose intestinal em Cães. Amanda de Paiva. Orientador: Veridiane da Rosa Gomes. 2021. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2021.
Abstract: A qualidade da imunidade dos indivíduos está relacionada a sua saúde intestinal. Por ser o intestino, o maior órgão linfoide e responsável por aproximadamente 80% do sistema imunológico, problemas que causam inflamação da mucosa irão atrapalhar a absorção de nutrientes e prejudicar a resposta imune. Assim, a disbiose é considerada um desequilíbrio da microbiota intestinal, em que microrganismos patogênicos se sobressaem aos que não são, causando diarreia e outros sinais clínicos no indivíduo acometido. Existem fatores predisponentes que facilitam o aparecimento da disbiose, como a rotina estressante ao animal, má nutrição, idade, disponibilidade de alimentos com corantes, aromatizantes ou conservantes, disfunção hepática, tumores, uso prolongado e indiscriminado de fármacos, doenças gastrointestinais e outros problemas que muitas vezes passam despercebidos e não são tratados devidamente. Em vista disso, objetiva- se com o presente trabalho apresentar uma revisão de literatura sobre a disbiose intestinal, abordando pontos relacionados ao funcionamento e imunidade intestinal, além de descrever métodos diagnósticos e tratamento adequado da disbiose.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1039
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Amanda de Paiva Triacca_0001643.pdf561.32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.