Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/105
Title: Espaço evoluir: centro de reabilitação para dependentes químicos
Authors: Monteiro, Marcelo Barbosa (Orientador)
Vieira, Simone Miranda
Keywords: reabilitação
dependência química
comunidade terapêutica
arquitetura - comunidade terapêutica
Issue Date: 3-Mar-2019
Citation: VIEIRA, Simone Miranda. Espaço evoluir: centro de reabilitação para dependentes químicos. Orientador: Marcelo Barbosa Monteiro. 2018. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2018.
Abstract: Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo criar um projeto de reabilitação para dependentes químicos. Não visando apenas o seu tratamento, mas também sua reintegração à sociedade e reestruturação pessoal. A dependência química é um problema social, de educação, economia e saúde pública, que gera consequências não só para o indivíduo e os que estão a sua volta, mas atinge a sociedade de uma forma geral. É um tema que ainda enfrenta preconceitos pela sociedade e vêm sendo discutido em todo o mundo. As comunidades terapêuticas oferecem ambientes de convívio livre das drogas e oportunidades de adotar novos hábitos de vida. O tema proposto se deu pelo convívio com pessoas com dependência química, quando pode ser constatado o quão precário e escasso são os atendimentos para os mesmos, a dificuldade de se encontrar clinica bem estruturada, e com parâmetros necessários para lidar com esse tipo de situação. Segundo dados divulgados pelo Relatório Mundial sobre Drogas da ONU (Organização das Nações Unidas) Publicado em 24/06/2016 pelo site ONUBR (Nações Unidas do Brasil), destaca que vem sendo claramente um problema urgente na sociedade atual. Cerca de 5% da população mundial entre 15 e 64 anos, o que corresponde a uma média de 243 milhões de pessoas, usa drogas ilícitas. O local escolhido para a implantação do equipamento foi à cidade de Brazlândia, uma cidade com características interiorana, onde contribui perfeitamente para esses tipos de tratamento, tem por finalidade a inclusão social do dependente químico e a concepção de um anteprojeto arquitetônico com base na aplicação de sistemas construtivos e tecnologias de baixo custo que viabilizem sua concretização. Espera-se que este projeto possa proporcionar o bem-estar de seus usuários, através da aplicação dos estudos e pesquisas apresentadas.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2018.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/105
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Simone_Miranda_0000284.pdf3.76 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.