Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1101
Title: Fatores que predispõem as lesões em jogadoras profissionais do futebol feminino.
Authors: Félix, Katiane Duarte (Orientador)
Sousa, Ana Karolyne Moreira de
Santos, Fernanda de Lima
Keywords: Traumatismo
Atleta
Futebol feminino
Issue Date: 28-Oct-2021
Citation: SOUSA, Ana Karolyne Moreira de; SANTOS, Fernanda de Lima. Fatores que predispõem as lesões em jogadoras profissionais do futebol feminino. Orientador: Katiane Duarte Félix. 2020. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Fisioterapia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: O Futebol de Campo caracteriza-se por apresentar esforços intermitentes de alta intensidade durante todo jogo que possui duração de 90 minutos mais acréscimo. Estudos anteriores mostraram que, entre os esportes femininos, o futebol tem a maior taxa de lesões agudas por contato. Faltam estratégias de prevenção de lesões baseadas em evidências. Os esforços de prevenção de lesões requerem a identificação de fatores de risco intrínsecos e extrínsecos modificáveis. O primeiro passo para o desenvolvimento do futebol feminino no Brasil seria a preocupação com mais pesquisas envolvendo as atletas brasileiras, pois desta forma, teria mais dados referente as características especificas, índices de necessidades e capacidades funcionais e o desenvolvimento e comportamento fisiológico das mulheres praticantes dessa modalidade, assim, esses estudos serviriam como base para orientar de maneira mais adequada os programas de treinamento. Objetivos: Definir essas lesões mais comuns, o local que acometem e momento em que ocorrem. Método: Trata-se de uma revisão integrativa, onde pesquisamos artigos nas bases de dados como PeDro, PubMed, Scielo e em algumas revistas e jornais acadêmicos virtuais. Foram coletados os dados, no decorrer de novembro de 2020, trazendo para a revisão os artigos com amostra de atletas do futebol feminino participante de times diversos, e com idades distintas. Os critérios de inclusão são artigos publicados nos últimos 10 anos, que abordasse o futebol feminino, a visão da fisioterapia em relação as lesões das atletas e formas de prevenção. Como critério de exclusão temos os artigos pagos, e os que traziam mais de um esporte. Resultados: Os estudos selecionados avaliaram os seguintes desfechos clínicos: mecanismos de lesão, fatores de risco, distâncias percorridas durante uma partida de acordo com cada posição, aspectos fisiológicos / nutricionais / composição corporal e medidas antropométricas, desempenho físico em testes específicos e nas partidas, avaliação física e treinamentos físicos, programas de prevenção, e reabilitação. As atletas do futebol precisam de mais notoriedade no campo de pesquisa e cuidado quanto as suas particularidades corporais. Considerações Finais: A presente revisão mostrou que ainda são escassos os trabalhos sobre as lesões no futebol feminino, mas mesmo assim algumas informações importantes foram encontradas, e podem ser usadas para tratar e acompanhar as atletas, tendo mais atenção com as áreas mais propensas as lesões como o joelho e tornozelo, e que existe prevenção com os programas adequados e não esquecendo que cada atleta precisa ser avaliada individualmente.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Fisioterapia, 2020
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1101
Appears in Collections:Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Karolyne Moreira de Sousa_0004102_Fernanda de Lima Santos_0006058.pdf366.76 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.