Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1103
Title: Qualidade de vida de mães de crianças com alterações psicomotoras.
Authors: Sampaio, Waneli Cristine Morais (Orientador)
Sousa, Carolina Suelen de
Silva, Tamires Rodrigues da
Keywords: Relação mãe-filho
Qualidade de vida
Transtorno psicomotor
Issue Date: 28-Oct-2021
Citation: SOUSA, Carolina Suelen de; SILVA, Tamires Rodrigues da. Qualidade de vida de mães de crianças com alterações psicomotoras. Orientador: Waneli Cristine Morais Sampaio. 2020. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Fisioterapia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: Crianças com alguns atrasos ou disfunções, podem significar alguma alteração psicomotora, podendo gerar um impacto significante na vida das mães. Objetivo: Avaliar a qualidade de vida das mães de crianças com alguma alteração psicomotora, assim como seu perfil socioeconômico e demográfico. Métodos: Participaram desse estudo 15 mães de crianças que tinham alguma alteração psicomotora e foram atendidos no Centro de Práticas Acadêmicas do Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos (Uniceplac), no qual foi aplicado o questionário WHOQOL-Bref referente a qualidade de vida, e um outro formulário elaborado pelas pesquisadoras com algumas questões relevantes para o estudo. Conclusão: É nítido a existência de uma certa redução na qualidade de vida das mães de crianças portadoras de alguma alteração psicomotora, e essa redução, está associada a alta demanda de suporte e cuidados que essas crianças necessitam, levando as mães a abdicar de suas vidas e afazeres para viverem em prol desse filho e de suas necessidades.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Fisioterapia, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1103
Appears in Collections:Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Carolina Suelen de Sousa_0006050_Tamires Rodrigues da Silva_0006050.pdf821.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.