Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1104
Title: Complicações respiratórias em pacientes submetidos à cirurgia bariátrica.
Authors: Alves, Ana Elizabeth Oliveira de Araújo (Orientador)
Pio, Ianka Maria Silva
Araújo, Paola Stefani Costa de
Keywords: Cirurgia bariátrica
Tratamento cirurgico
Fisioterapia - pós-opetatório
Issue Date: 28-Oct-2021
Citation: PIO, Ianka Maria Silva; ALVES, Paola Stefani Costa de. Complicações respiratórias em pacientes submetidos à cirurgia bariátrica. Orientador: Ana Elizabeth Oliveira de Araújo Alves. 2020. 14f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Fisioterapia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: A cirurgia bariátrica é um tipo de tratamento cirúrgico realizado em obesos que não conseguem alcançar perda de peso por métodos convencionais. Devido à complexidade da recuperação, são descritas na literatura muitas sequelas, que necessitam de intervenção fisioterapêutica. Este estudo de revisão integrativa tem como objetivo analisar as complicações respiratórias em pós-operatório de cirurgia bariátrica, verificando os tratamentos fisioterapêuticos que foram utilizados para tratamento da função respiratória do paciente após cirurgia. O levantamento de dados foi feito por meio de buscas nas bases de dados Pubmed, SciELO, Bireme, Lilacs. Foi concluído que a fisioterapia respiratória no pós- operatório de cirurgia bariátrica previne e evita complicações respiratórias.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Fisioterapia, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1104
Appears in Collections:Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ianka Maria Silva Pio_0004587_Paola Stefany Costa de Araujo_0005077.pdf341.68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.