Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1106
Title: Relato de caso: síndrome de Edwards, tratamento fisioterapêutico em uma criança de 3 anos.
Authors: Sousa, Patrícia Pinheiro de (Orientador)
Sousa, Laís Chaves de
Vargas, Tayna Ribeiro
Keywords: Trissomia
Síndrome Edwards
Fisioterapia
Issue Date: 28-Oct-2021
Citation: SOUSA, Laís Chaves de; VARGAS, Tayna Ribeiro. Relato de caso: síndrome de Edwards, tratamento fisioterapêutico em uma criança de 3 anos. Orientador: Patrícia Pinheiro de Sousa. 2020. 11f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Fisioterapia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: A Trissomia 18 é uma síndrome com prognóstico reservado, tendo de acordo com pesquisas uma porcentagem de apenas 10% dos pacientes vivos após o 1° ano de vida, por ser uma condição genética de características distintas a fisioterapia precoce é utilizada na busca da melhora da área psicomotora e respiratória dos pacientes. A síndrome de Edwards é uma condição genética caracterizada por um quadro clinico amplo que envolve órgãos, problemas neurológicos, sistêmicos e cognitivos; e deformidades físicas. Objetivo: Analisar e descrever seu desenvolvimento psicomotor após o início da fisioterapia. Métodos: Trata-se de um relato de caso de uma criança de 3 anos de idade, sexo feminino, com trissomia 18 completa, que realiza acompanhamento fisioterapêutico em uma clínica escola no DF. Foram averiguados o laudo médico e prontuários da clínica escola.; para analisar a evolução do desenvolvimento neuropsicomotor, desde o início do seu acompanhamento até os dias atuais. A paciente chegou a clinica escola com 1 ano de idade sem controle de cervical, com alguns reflexos primitivos e sem reações como proteção posterior e lateral, tendo evolução positiva ao decorrer de seu tratamento.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Fisioterapia, 2020
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1106
Appears in Collections:Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Laís Chaves de Sousa_0005245_Tayná Ribeiro Vargas_0005081.pdf343.22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.