Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1107
Title: Intervenções fisioterapêuticas em pacientes com DPOC descompensado: um estudo retrospectivo.
Authors: Ribeiro, Thais Gontijo (Orientador)
Silva, Sara Martins e
Valverde, Thalita Mariano
Keywords: Doença pulmonar
Hospitalização
Terapia por exercício
Issue Date: 28-Oct-2021
Citation: SILVA, Sara Martins e; VALVERDE, Thalita Mariano. Intervenções fisioterapêuticas em pacientes com DPOC descompensado: um estudo retrospectivo. Orientador: Thaís Gontijo Ribeiro. 2020. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Fisioterapia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é definida como uma doença prevenível e tratável, caracterizada por limitação progressiva do fluxo aéreo. Com objetivo de descrever as principais intervenções fisioterapêuticas e seus desfechos em pacientes com DPOC este estudo observacionalm retrospectivo, foi realizado a partir da análise de prontuários com dados de janeiro a dezembro de 2019 em um hospital terciário do DF. A VMNI foi utilizada como principal recurso fisioterapêutico juntamente com a mobilização precoce e a maior ocorrência de insucesso pode ser justificada pelo fato dos pacientes serem mais graves, com comorbidades graves associadas e idade mais avançada.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Fisioterapia, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1107
Appears in Collections:Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sara Martins e Silva_0004891_Thalita Mariano Valverde_0004213_Thais Gontijo Ribeiro.pdf267.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.