Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/111
Title: Alzheimer na clínica odontológica
Other Titles: Alzheimer's in dental clinic
Authors: Carvalho, Cláudia Cristiane Baiseredo de (Orientador)
Gallisa, Matheus Ciacco
Keywords: doença - Alzheimer
assistência odontológica
odontogeriatria
Issue Date: 15-Apr-2019
Citation: GALLISA, Matheus Ciacco. Alzheimer na clínica odontológica. Orientador: Cláudia Cristiane Baiseredo de Carvalho. 2018. 5f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2018.
Abstract: A doença de Alzheimer é uma patologia que acarreta a perda progressiva das funções intelectuais do paciente. Sua etiologia é desconhecida e o tratamento é voltado aos sintomas, envolvendo uma equipe multidisciplinar composta por médicos geriatras, neurologistas, enfermeiros e cirurgiões dentistas. O presente trabalho tem por objetivo mostrar através da revisão de literatura, as repercussões bucais causadas pela demência de Alzheimer e como o cirurgião dentista deve conduzir o atendimento frente a esses pacientes. O tratamento odontológico irá incluir orientações sobre cuidados essenciais de higiene bucal para cuidadores e familiares, ocorrido da dependência de terceiros provocada pela impossibilidade da realização dos cuidados básicos por esses doentes. Ao executar um planejamento odontológico apropriado com enfoque preventivo, procurando agir desde o diagnóstico da doença, pode-se auxiliar na melhora da qualidade de vida desses indivíduos.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2018.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/111
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Matheus_Ciacco_0006295.pdf96.5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.