Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1131
Title: A formação cidadã pelo e para o esporte: uma análise de participantes da modalidade Taekwondo do Centro de Iniciação desportiva do DF
Authors: Maciel, Dermerson Godinho (Orientador)
Santos, Carlos Eduardo de Brito Nunes dos
Cardoso, Thalisson Henrique Franco
Keywords: Tae Kwon Do
Projeto
Esporte
Issue Date: 12-Feb-2022
Citation: SANTOS, Eduardo de Brito nunes dos; CARDOSO, Thalisson Henrique Franco. A formação cidadã pelo e para o esporte: uma análise de participantes da modalidade Taekwondo do Centro de Iniciação desportiva do DF. Orientador: Demerson Godinho Maciel. 2021. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Educação Física) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: A arte marcial tem o poder de inclusão social, reduz o estresse pós-traumático, melhora a autoestima, autoconfiança, ajuda a lidar com a timidez, controla a ansiedade, fortalecimento ético e moral, formação de caráter, respeito, autocontrole, atenção e educação. Portanto, o objetivo deste trabalho foi avaliar como o esporte e o Projeto Centro de Iniciação Desportiva Taekwondo podem contribuir para a formação pessoal, profissional e cidadã. Foi utilizado uma pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa, caráter exploratória e descritiva, através de formulário digital, com 30 atletas e ex-atletas do Projeto Cid Taekwondo de ambos os sexos e idade entre 19 e 43 anos. Concluiu-se que o incentivo dos familiares e amigos para a prática desportiva, assim como a identificação com o esporte os levaram a dar segmento com a prática, promovendo até uma identificação tamanha, a ponto de indicar o Taekwondo como uma forma de melhoria de vida. Com os relatos foi possível identificar que, tanto o esporte, quanto o Projetos têm caraterísticas benéficas para a formação cidadã daqueles que o praticam.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade Educação Física, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1131
Appears in Collections:Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Carlos Eduardo de Brito Nunes dos Santos_0009433_Thalisson Henrique Franco Cardoso_0009647.pdf821.67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.