Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1138
Title: O preconceito de gênero feminino nas modalidades esportivas escolares
Authors: Ocampo, Gisele Kede Flor (Orientador)
Soares, Hiury Harllez Ferreira Bizerra
Pinheiro, Thalles Oliveira Silva
Keywords: Preconceito
Educação física
Futebol feminino
Issue Date: 16-Feb-2022
Citation: SOARES, Hiury Harllez Ferreira Bizerra; PINHEIRO, Thalles Oliveira Silva. O preconceito de gênero feminino nas modalidades esportivas escolares. Orientador: Gisele Kede Flor Ocampo. 2021. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: O presente estudo trata-se de uma revisão bibliográfica que busca mostrar o preconceito de gênero, a partir do futebol feminino, que ainda se faz presente atualmente dentro das escolas nas modalidades esportivas. Buscamos evidenciar a discriminação dentro do futebol feminino, por ser um esporte culturalmente masculino. Foi levado em conta o bom desempenho do futebol feminino, os números individuais de jogadoras como Marta pelo Futebol e Amandinha pelo Futsal, ambas eleitas várias vezes as melhores jogadoras do mundo pelas suas modalidades e ainda assim não possuindo o merecido reconhecimento. Para a coleta desses dados foram usadas as seguintes bases de dados SciELO e B-ONalém das ferramentas de busca Google Academy e revista Motrivivência. Os resultados mostram que o preconceito de gênero se faz presente, fazendo com que o gênero feminino prefira outras modalidades dentro do ambiente escolar.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade Educação Física, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1138
Appears in Collections:Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Hiury Harllez Ferreira Bizerra Soares_0009239_Thalles Oliveira Silva Pinheiro_0009683.pdf500.88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.