Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1145
Title: Efeitos colaterais psicológicos em atletas de fisiculturismo.
Authors: Olher, Rafael dos Reis Vieira (Orientador)
Almeida, Raphael Viana
Keywords: Esteróides
Efeitos colaterais
Treinamento de força
Issue Date: 18-Feb-2022
Citation: ALMEIDA, Raphael Viana. Efeitos colaterais psicológicos em atletas de fisiculturismo. Orientador: Rafael dos Reis Vieira Olher. 2021. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Educação Física) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: O objetivo do estudo foi realizar uma revisão bibliográfica acerca do impacto psicológico da preparação para competição em atletas de fisiculturismo. Para tanto, buscou-se estudar três fatores que poderiam estar diretamente envolvidos na forma como a psique do atleta é impactada, quais sejam, o modo com que treinam, como se alimentam e quais drogas estão comumente presentes na preparação, sendo este último fator o cerne desse estudo. Por se tratar de pesquisa bibliográfica do tipo revisão narrativa, uma vez que buscou gerar reflexões a partir da comparação de dados de estudos disponíveis na literatura, foram identificadas um total de 223 publicações por meio das bases de dados PUBMED (72), MEDLINE (20), LILACS (25), SCIELO (79) e Biblioteca Virtual do UNICEPLAC (27), sendo considerados elegíveis para a revisão 15 artigos, 12 livros e 1 dissertação. Como resultado da pesquisa, apresentou-se um compilado dos principais esteróides anabólicos androgênicos – EAAs – utilizados por fisiculturistas, abordando a sua indicação do uso terapêutico, as dosagens estimadas utilizadas por atletas, o potencial anabólico de cada EAA, bem como as suas capacidades androgênicas e aromáticas, hepatotoxicidade e colaterais de ordem psicológica. Quando da discursão, buscou-se comparar os estudos de Haluch (2017); Santos (2018) e Câmara (2020), juntamente com outros estudos pontualmente significantes, ao passo que, ao final, concluiu-se que é possível sugerir que drogas mais anabólicas, mais androgênicas e não aromáticas possam ser as que mais provoquem alterações na psique do atleta, a depender das doses, do tempo de exposição, da droga utilizada, bem como de suas combinações e da individualidade biológico do indivíduo. Todavia, para que tal sugestão possa se tonar uma constatação, necessitam- se de mais estudos científicos. Ademais, pode-se inferir que os EAAs, possivelmente, agem como um potencializador e, por isso, tais efeitos colaterais tendem a ser mais evidentes quando de suas administrações.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade Educação Física, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1145
Appears in Collections:Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Raphael Viana Almeida_0008584.pdf993.9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.