Please use this identifier to cite or link to this item:
https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1237
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Urzeda, Rhêmora Ferreira da Silva (Orientador) | - |
dc.contributor.author | Garcez, Ana Carolina Jaciuk | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-26T21:47:40Z | - |
dc.date.available | 2022-04-26T21:47:40Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-03 | - |
dc.identifier.citation | GARCEZ, Ana Carolina Jaciuk. O espaço escolar e as novas configurações familiares: uma reflexão acerca da relação entre escola e famílias homoparentais. Orientador: Rhêmora Ferreira da Silva Urzeda. 2021. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1237 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A família homoparental está cada vez mais presente na sociedade contemporânea, entretanto, ainda sofre preconceito e discriminação. A escola é um espaço de aprendizagem, e um local onde a criança passa bastante tempo, portanto, espera-se que a instituição escolar seja segura e acolhedora, de forma a reduzir qualquer impacto negativo relacionado ao preconceito e colaborar com a construção de debates e discussões para a construção de uma sociedade mais empática. O objetivo estudar a relação da escola e os discentes oriundos das famílias homoparentais. Tendo como objetivos específicos: verificar as novas configurações familiares no contexto brasileiro; apresentar normativas relacionadas a famílias homoparentais e educação; verificar metodologias pedagógicas não discriminatórias que tragam o debate sobre acolhimento das famílias homoparentais no ambiente escolar. Para tanto, a pesquisa de natureza bibliográfica baseia-se em consultas a artigos, livros e revistas publicadas sobre a temática. Destaca-se como resultado principal que as instituições de ensino estão em processo de construção de estratégias para acolhimento das crianças com configuração familiar homoparentais. Observou-se também, a necessidade de as escolas adaptarem os currículos e desenvolverem de novas estratégias pautadas em reflexões sobre as novas formas de famílias, como espaço de aprendizagem de interações não discriminatórias. | pt_BR |
dc.subject | Configurações familiares | pt_BR |
dc.subject | Família homoparental | pt_BR |
dc.subject | Espaço escolar | pt_BR |
dc.title | O espaço escolar e as novas configurações familiares: uma reflexão acerca da relação entre escola e famílias homoparentais. | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ana Carolina Jaciuk Garcez_0009400.pdf.pdf | 2.56 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.