Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1239
Title: A importância da contação de histórias na educação infantil.
Authors: Corrêa, Maria Theresa de Oliveira (Orientador)
Alves, Antonia Marlene de Macedo Oliveira
Keywords: Contação de histórias
Educação Infantil
Literatura infantil
Issue Date: 31-Mar-2022
Citation: ALVES, Antonia Marlene de Macedo Oliveira. A importância da contação de histórias na educação infantil. Orientador: Maria Theresa de Oliveira Corrêa. 2021. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: Este trabalho tem como tema a importância contação de história na Educação Infantil. Trouxe como objetivo geral; compreender a importância de contar histórias na Educação Infantil. Foi realizado por meio de pesquisa qualitativa, identifica-se, que essa prática estimula a imaginação, auxilia no desenvolvimento e na a autonomia e o pensamento, possibilita vivenciar inúmeras emoções como medo e angústias . A pesquisa possui caráter qualitativo, foi descrita por meio de leitura de artigo, dissertações, monografias possui caráter qualitativa. Através de leitura de análise e seleção daquelas que diziam respeito diretamente às questões propostas na presente pesquisa, documentos tais quais a BNCC (BRASIL, 2017), DCNEI (BRASIL, 2009), LDB (BRASIL, 1996). Os resultados foram claros, a narração de história auxilia no desenvolvimento das crianças. A prática da narração de história estimula a imaginação, auxilia no desenvolvimento e na a autonomia e o pensamento, possibilita vivenciar inúmeras emoções como medo e angústias. A narração de história é uma prática bem antiga existia muito antes da escrita, quando as pessoas usavam da oralidade para expor suas nações fatos à comunidade, transmitindo assim aprendizados, costumes, valores, mitos e crenças de geração a geração, igualmente utilizavam desta atividade para o divertimento. Os contos infantis possuem o domínio de auxiliar as crianças em suas dúvidas, tristezas, lesões, angústias e obstáculos. Por essa razão é valoroso que as crianças tenham esse contato com o universo imaginário das histórias. As narrações de história no progresso escolar e intelectual beneficiam, engrandece e excita o entendimento da criança através do imaginário produzir e recriar, do narrar mais uma vez.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1239
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Antonia Marlene de Macedo Oliveira Alves_0009209.pdf732.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.