Please use this identifier to cite or link to this item:
https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1246
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Aoyama, Elisângela de Andrade (Orientador) | - |
dc.contributor.author | Costa, Caroline Rocha Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-26T21:53:05Z | - |
dc.date.available | 2022-04-26T21:53:05Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-31 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Caroline Rocha Silva. As contribuições do lúdico no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil. Orientador: Elisângela de Andrade Aoyama. 2021. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1246 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | As contribuições do lúdico no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil traz como benefício os jogos e brincadeiras, agentes colaboradores para o processo, onde o mesmo pode ser utilizado como facilitador da aprendizagem e método de interação da criança com o meio em que está inserida, possibilitando o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades ao longo da sua evolução. O presente trabalho apresenta como objetivo refletir sobre as contribuições do lúdico nas atividades pedagógicas na Educação Infantil. Trata-se de uma revisão de literatura, desenvolvida dentre os meses de março a novembro de 2021, através de seleção de artigos, dissertações e trabalhos de conclusão de curso. Como critérios de inclusão foram escolhidos trabalhos referentes ao assunto em acervos de bibliotecas on-line, periódicos e sítios do Ministério da Educação, publicados entre 2016 e 2021, e como critérios de exclusão aqueles divulgados em blogs, fórum ou que não tiveram embasamento na pesquisa e publicados em anos anteriores a 2016. Diante do exposto, foi possível perceber que a proposta do lúdico é promover a aprendizagem de forma significativa e prazerosa, associando conhecimentos com a compreensão do mundo, sendo o professor o mediador nesse processo. Assim, o lúdico contribui para o desenvolvimento pessoal, social, cultural e de socialização do indivíduo. | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Brincar | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.title | As contribuições do lúdico no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil. | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Caroline Rocha Silva Costa_0009692_parcial.pdf | 111.58 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.