Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1246
Título: As contribuições do lúdico no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil.
Autor(es): Aoyama, Elisângela de Andrade (Orientador)
Costa, Caroline Rocha Silva
Palavras-chave: Aprendizagem
Brincar
Criança
Data do documento: 31-Mar-2022
Citação: COSTA, Caroline Rocha Silva. As contribuições do lúdico no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil. Orientador: Elisângela de Andrade Aoyama. 2021. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Resumo: As contribuições do lúdico no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil traz como benefício os jogos e brincadeiras, agentes colaboradores para o processo, onde o mesmo pode ser utilizado como facilitador da aprendizagem e método de interação da criança com o meio em que está inserida, possibilitando o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades ao longo da sua evolução. O presente trabalho apresenta como objetivo refletir sobre as contribuições do lúdico nas atividades pedagógicas na Educação Infantil. Trata-se de uma revisão de literatura, desenvolvida dentre os meses de março a novembro de 2021, através de seleção de artigos, dissertações e trabalhos de conclusão de curso. Como critérios de inclusão foram escolhidos trabalhos referentes ao assunto em acervos de bibliotecas on-line, periódicos e sítios do Ministério da Educação, publicados entre 2016 e 2021, e como critérios de exclusão aqueles divulgados em blogs, fórum ou que não tiveram embasamento na pesquisa e publicados em anos anteriores a 2016. Diante do exposto, foi possível perceber que a proposta do lúdico é promover a aprendizagem de forma significativa e prazerosa, associando conhecimentos com a compreensão do mundo, sendo o professor o mediador nesse processo. Assim, o lúdico contribui para o desenvolvimento pessoal, social, cultural e de socialização do indivíduo.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1246
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Caroline Rocha Silva Costa_0009692_parcial.pdf111.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.