Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1248
Title: Pedagogia empresarial: o papel do pedagogo nas empresas.
Authors: Lima, Welton Dias de (Orientador)
Galante, Cristiane Barboza Rodrigues
Keywords: Pedagogo
Recursos humanos
Pedagogia empresarial
Issue Date: 31-Mar-2022
Citation: GALANTE, Cristiane Barboza Rodrigues. Pedagogia empresarial: o papel do pedagogo nas empresas. Orientador: Welton Dias de Lima. 2021. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: A Pedagogia Empresarial é uma das áreas de atuação do Pedagogo em contexto não escolar. Nas empresas o pedagogo está inserido na Gestão de Recursos Humanos (GRH), realizando treinamentos e desenvolvimento dos colaboradores. O objetivo da pesquisa consiste em descrever o papel do pedagogo na empresa. A metodologia utilizada na pesquisa foi revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa. A autora Juliana Marques de Carvalho destaca a grande importância da valorização e qualificação do capital humano, para o desenvolvimento pessoal e profissional, visando crescimento de toda a cadeia produtiva. Para a coleta de dados foram selecionados materiais relativos ao tema em livros, publicações em periódicos, revistas, artigos científicos, monografias, dissertações, dentre outros; seja em formato físico ou digital, atentando para a confiabilidade e credibilidade das fontes eletrônicas. Através da literatura utilizada nesta pesquisa, foi possível descrever o papel do pedagogo em espaço empresarial, seguindo as transformações no mercado de trabalho, dando ênfase na sua formação profissional, e em seus conhecimentos metodológicos estratégicos e educativos. A Função do Pedagogo nas Empresas está voltada nas demandas da organização, nas peculiaridades de seus funcionários, concebendo que os profissionais sejam frequentemente qualificados e habilitados para o desempenho das funções, considerando o desenvolvimento pessoal e profissional do capital humano da empresa e o seu desempenho significativo para o mundo do trabalho. Pode-se concluir que as universidades precisam dar mais visibilidade nas diversas formas de atuação do profissional pedagogo, e este tema ainda delibera muito estudo, visando a ampliação efetiva na sociedade.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1248
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cristiane Barboza Rodrigues Galante_0010446.pdf460.35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.