Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1250
Title: Contribuições da leitura nos anos iniciais do Ensino Infantil.
Authors: Lima, Welton Dias de (Orientador)
Souza, Elzimar Soares de
Keywords: Leitura
Aprendizagem
Criança
Issue Date: 4-Apr-2022
Citation: SOUZA, Elzimar Soares de. Contribuições da leitura nos anos iniciais do Ensino Infantil. Orientador: Welton Dias de Lima. 2021. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: A leitura tem uma importância imprescindível na vida das crianças. Ela deve ser trabalhada em sala de aula desde os primeiros anos da educação infantil. O impulso para iniciar esta discussão está relacionado na preocupação em conhecer os recursos de compreensão de leitura nos alunos do ensino infantil, visto que, neste período, as aulas são pautadas na sua maioria em atividades que envolvem brincadeiras, pinturas e o reconhecimento de imagens por meio de músicas, passando para a inserção do universo gráfico, verbal e matemático nos anos iniciais do ensino fundamental. Tem como objetivo analisar a falta de incentivo, e as dificuldades apresentadas pelas crianças, a prática aplicada por alguns docentes e a importância da participação da família nesse processo. Apresenta-se em uma breve pesquisa bibliográfica e que foi apoiada na teoria de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky que tornam evidentes que a literatura infantil contribui no desenvolvimento cognitivo da criança, principalmente no que se refere a sua aprendizagem nos anos iniciais. Diante dos argumentos abordados conclui-se que a leitura de livros infantis é extremamente importante como fonte de formação da criança em seus vários aspectos social, cognitivo e linguístico, e no seu desenvolvimento da aprendizagem.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1250
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Elzimar Soares de Souza_0009490.pdf315.48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.