Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1251
Title: Educação sexual nos anos iniciais do ensino fundamental: desafios enfrentados pelo professor.
Authors: Corrêa, Maria Theresa de Oliveira (Orientador)
Alves, Estephany da Silva
Keywords: Educação sexual
Professor
Formação continuada
Issue Date: 4-Apr-2022
Citation: ALVES, Estephany da Silva. Educação sexual nos anos iniciais do ensino fundamental: desafios enfrentados pelo professor. Orientador: Maria Theresa de Oliveira Corrêa. 2021. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: O presente estudo aborda a educação sexual nos anos iniciais do ensino fundamental com o objetivo de apontar os desafios enfrentados pelo professor na abordagem do tema nesse segmento. A metodologia utilizada para o desenvolvimento desse estudo baseia-se em uma revisão da literatura com uma abordagem qualitativa. Foram utilizados 29 resultados de estudos que abordassem o tema, desde o começo do debate da educação sexual nas escolas em decorrência da criação dos Parâmetros Curriculares Nacionais até a discursão do tema nos dias de hoje com a nova Base Comum Curricular. Os resultados afirmam a necessidade de perceber as crianças como seres sexuados, além da importância de entender, conversar e naturalizar o tema sexualidade entre os estudantes, educadores e pais. O estudo também aponta relevância do incentivo a formação continuada voltada para a temática, com o objetivo de preparar os educadores na abordagem do assunto de maneira clara, efetiva, crítica e livre de tabus. Apesar dos resultados da revisão de literatura indicarem a relevância do debate sobre a sexualidade, essa questão pouco é vista no contexto escolar, principalmente nos anos iniciais do ensino fundamental, muito em decorrência da cultura tradicionalista e por muitas vezes ignorante vigente em sociedade.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1251
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Estephany da Silva Alves_0009729.pdf546.69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.